quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Obesidade infantil: dicas de alimentação saudável



O Brasil registrou um aumento de aproximadamente 240% nos últimos 20 anos na quantidade de crianças que sofrem de obesidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o país apresenta 6,7 milhões de crianças com excesso de peso. Um problema que pode causar uma série doenças como a diabete, problemas cardíacos e também levar à má formação do esqueleto.
A organização Mundial da Saúde (OMS) estima que uma em cada dez crianças é obesa. Este fator pode estar ligado aos hábitos da vida moderna, que levam as crianças a ficar mais tempo no computador, na televisão e no videogame, realizando pouco esforço físico. Outro aspecto é a má alimentação.
Para evitar que a obesidade comprometa a saúde do seu filho, os pais podem ajudar, inclusive, mudando alguns hábitos na alimentação da família. Preste atenção nessas dicas:
- É importante que você sirva de exemplo para seu filho. Se você come frituras no almoço, por exemplo, não vai adiantar pedir para seu filho comer verduras. Você também deve comer da forma correta para que seu filho se espelhe em você para comer o que for mais saudável.
- Todo mundo já ouviu aquela expressão “comer com os olhos”. Quantas vezes ficamos com vontade de comer porque o prato está bonito? Com as crianças, isso também funciona. Por isso, deixe as verduras e legumes de uma forma atrativa no prato.
- Não o deixe o seu filho de castigo se ele não quis comer o espinafre que você colocou no prato. Esta atitude só vai causar mais repulsa pelo alimento.
Seja calma e direta. Diga que se ele não quiser comer, tudo bem. Mas deixe bem claro que não dará dinheiro para que ele coma em outro lugar.
- Colocar o alimento que ele não come misturado com o que seu filho gosta também é uma boa opção para fazê-lo se alimentar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário