quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Prebióticos X Probióticos


Prebióticos

Os prebióticos são substâncias naturais ou sintéticas que suportam ou nutrem o crescimento dos probióticos ou, mais genericamente, de bactérias intestinais benéficas como a bifidobacteria. A maioria dos prebióticos são oligosacarídeos, que geralmente são incapazes de serem digeridos pela digestão superior (da boca até o duodeno). Tendo passado pelo cólon mais ou menos sem alterações, eles são capazes de auxiliar o crescimento de bactérias benéficas.

Os prebióticos são carboidratos que não são digeridos, nem absorvidos ao longo do trato gastrintestinal. Dessa forma, eles conseguem chegar até as porções finais do intestino de maneira intacta e lá eles agiriam servirem de alimento e energia para as bactérias intestinais benéficas. As fontes mais comuns são a banana, o alho, o alho poró, o trigo e a cebola e possui as seguintes funções.

Benefícios do consumo de prebióticos:


  • Ajudam na manutenção da flora intestinal;
  • Estimulam a motilidade intestinal (trânsito intestinal);
  • Contribuem com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarreia e a constipação intestinal por alterarem a microflora colônica por uma microflora saudável;
  • Colaboram para que somente seja absorvido pelo intestino as substâncias necessárias eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue;
  • Possuem efeito bifidogênico, isto é, estimulam o crescimento das bifidobactérias. Essas bactérias suprimem a atividade de outras bactérias que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas.


Probióticos

Os probióticos são suplementos dietéticos contendo bactérias e leveduras potencialmente benéficas à saúde. Culturas de bactérias probióticas visam auxiliar a flora natural do corpo dentro do trato digestivo. Muitos probióticos estão presentes em fontes naturais como os lactobacilos do iogurte. Há alegações que os probióticos possam fortalecer o sistema imunológico.Não há evidência publicada que os suplementos probióticos sejam capazes de substituir a flora natural do corpo quando essa for aniquilada devido a causas variadas. Porém, há evidência que os probióticos podem auxiliar o corpo nas mesmas funções da flora natural, ao mesmo tempo em que permite que essa se recupere. Entretanto, se as condições que causaram o aniquilamento da flora natural persistirem, os benefícios dos suplementos probióticos terá vida curta.

A manutenção de uma flora intestinal saudável não apenas ajuda a digestão e fortalece o sistema imunológico, como também previne constipação, reduz insônia e acredita-se que possa ter impacto benéfico em doenças relacionadas ao estresse. A melhora na função intestinal também pode ajudar a reduzir o risco de câncer colorretal


Da criança ao adulto

Embora probióticos sejam bactérias ou fungos, eles são seguros e de livre consumo para todas as faixas etárias, pois a incidência de reações adversas é muito rara, e até as gestantes podem se beneficiar deles.
Entre os idosos, o uso contínuo de probióticos garante menos chance de infecções, mas se elas se instalarem, a recuperação é mais rápida.


Benefícios atribuídos aos probióticos:

  • Aumentam a resistência ao crescimento de bactérias patogênicas e melhoram a imunidade do intestino;
  • Previnem e reduzem o curso de diarréias na infância, tanto bacterianas como virais (como o rotavírus);
  • Exercem efeitos preventivos e terapêuticos nas doenças inflamatórias intestinais, no câncer intestinal e na Síndrome do Colon Irritável;
  • Facilitam a erradicação do H.pylori, bactéria relacionada ao câncer gástrico;
  • Geralmente, são aceitos por pessoas com intolerância à lactose, que não toleram a ingestão do próprio leite. Isso acontece porque durante a fermentação do leite a lactose é parcialmente hidrolizada.


Probióticos nas prateleiras

YAKULT: Lactobacillus casei Shirota: 1 unidade ao dia = 16 bilhões de lactobacilos.
YAKULT 40: Lactobacillus casei Shirota (para adultos): 1 unidade ao dia = 40 bilhões de lactobacilos.
ACTIMEL: Lactobacillus casei defensis: 1 a 3 unidades ao dia = 10 bilhões de lactobacilos.
ACTIVIA:Bifidobacteirum animallis DN-173: 1 a 3 unidades ao dia = 1 a 10 bilhões de bifidobactérias.
CHAMYTO: Lactobacillus paracasei: 1 unidade ao dia = não informou a quantidade de probióticos do produto.



Desta forma, devemos estar inserindo estes alimentos em nossa dieta habitual especialmente indivíduos com problemas intestinais, pois há teorias que muitas doenças têm sua origem no intestino.









Nenhum comentário:

Postar um comentário